Projeto

1

No dia 14 de Março de 2012, decorreu na Escola Básica Vasco da Gama, em Lisboa, o primeiro encontro no âmbito da iniciativa “Aprender e Inovar com TIC”, no qual estiveram reunidos todos os Coordenadores e um elemento da Direção da escola/agrupamento das 100 escolas selecionadas para participar no projeto. Esta iniciativa foi lançada no dia 15 de Novembro de 2010, onde todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas do ensino público de Portugal Continental foram convidadas a apresentar projetos que promovessem a utilização educativa das TIC, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos.

E foi aqui que a aventura começou!

O nosso agrupamento foi um dos selecionados para participar na iniciativa “Aprender e Inovar com as TIC”, com o projeto “Repórteres SL”.

2O projeto Repórteres SL pretende dinamizar a utilização educativa das novas tecnologias e ajudar a alcançar as metas estabelecidas no Projeto Educativo do Agrupamento (conhecido pelo Agrupamento de Santa Luzia).
Este espaço de divulgação do trabalho desenvolvido, convida à descoberta e ao aprofundamento do conhecimento de diversos temas de interesse que ajudem a estimular o prazer pela aprendizagem e pela leitura, através da divulgação de notícias, leituras e iniciativas.
Os trabalhos apresentados neste espaço desenvolvem-se com base num núcleo central (uma agência noticiosa) onde se produzem trabalhos escritos, áudio e vídeo. ProjetoCada ano de escolaridade é responsável por uma secção: Notícias SL (publicação do jornal escolar e newsletters), Repórteres Juniores (programa de rádio), Grande Reportagem (exploração temáticas), eTwinning (divulgação de projetos desenvolvidos com outras escolas da Europa), A Hora do Conto (gravação de histórias em suporte digital), aLer+ (divulgação de livros e de leituras realizadas pelos alunos). Este projeto tem como Projeto1objetivos: dinamizar a utilização das TIC, de forma inovadora, no processo ensino aprendizagem; divulgar trabalhos/atividades desenvolvidas no âmbito do PEA, do projeto de Promoção de Leitura aLer+, do projeto PES e ainda de outros projetos desenvolvidos pelos alunos; incentivar a motivação para a leitura e escrita contribuindo assim para a melhoria do sucesso escolar dos alunos.

Tem sido uma aventura com muitas surpresas, com muitas alegrias, com muitos sucessos, mas também com alguns constrangimentos e até fracassos. Temos avaliado e reformulado atividades/estratégias de acordo com a realidade, os recursos, os professores disponíveis e os interesses dos alunos. Mas estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido ao longo destes anos em que o projeto tem vindo a crescer e a ajudar a comunidade educativa a desenvolver um trabalho colaborativo de partilha de saberes e experiências, e ainda, de comunicação na comunidade educativa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s