4º Ano

O Menino Recompensado

imagem65O Henriquinho e a sua mãe viviam numa casa pequenina, no alto da montanha.
Eram muito pobres, mas ao mesmo tempo muito ricos, porque se estimavam deveras. Henriquinho parecia o mais simpático, o mais prestável e o mais esperto dos meninos.
Infelizmente a mãe adoeceu com tanta gravidade que o filho, assustado, chamou em seu socorro a Fada do Bem. Ler mais 

Histórias e Contos Completos

imagem67Obra completa de H. C. Andersen traduzida directamente do original dinamarquês, em dois volumes. De entre os 156 contos que foram escritos, o leitor vai aqui encontrar, em toda a sua crueza “A Rapariguinha dos Fósforos”, “A Sereiazinha” ou “Os Sapatos Vermelhos” – mais de metade dos seus contos terminam com a morte do protagonista – mas igualmente histórias divertidas como “A Princesa e a Ervilha” ou “A Vestimenta Nova do Imperador”. De salientar dois contos que, pela sua extensão, se aproximam da novela – “A Rainha da Neve” e “A Donzela de Gelo”

Versos de Cacaracá 

imagem68Anda daí e abre a porta a um mundo cheio de cor e de vida, onde irás encontrar miúdos divertidos e animais extrovertidos, barcos a velejar e fardas da cor do mar, peixinhos pouco simpáticos e pescadores sorumbáticos, burros motorizados e ratinhos assustados, pinceladas de Sol e golpes de anzol, insectos que tocam rabecão e um cação resmungão, animais que formam casais e muitas coisas mais.
Vem conhecer este mundo nestas histórias contadas em verso e com a mestria das palavras de António Manuel Couto Viana e a alegria das imagens de Vasco Gargalo.

Teatro às Três Pancadas

imagem69Este livro tenta responder a várias perguntas que têm dirigido ao autor: «Por acaso não terá uma peçazinha disponível, para nós representarmos, na nossa Escola?»
ou «Dava-nos uma peça para o nosso grupo de teatro itinerante, que não comporte muitos actores?» ou «Nunca pensou em pegar numa das suas histórias e transformá-la numa pequena peça de teatro?» ou «Precisamos de uma peça de montagem fácil. Tem alguma à mão?» Os espectáculos aqui propostos dispensam quase tudo, do aparato das luzes de cena aos sumptuosos figurinos. Só não dispensam o prazer irresistível de inventar o Teatro.

História com Recadinho

imagem70Reedição de um pequeno conto de Luísa Dacosta, publicado originalmente em 1986 e há muito esgotado, e que agora, com esta 1ª edição na ASA em novo formato e com novas ilustrações da autoria de Cristina Valadas, passa a integrar a colecção de «Obras Completas de Luísa Dacosta para a Infância». A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Ler mais…

A Maior Flor do Mundo

imagem71E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? (José Saramago)
José Saramago escreveu essa linda história infantil (que ele disse que não sabia escrever), ” A maior flor do mundo” conta-nos a história de um menino que não mediu esforços para salvar uma flor que estava morrendo e esse gesto foi enorme!

Mistérios 

imagem72Mistérios reúne vinte e dois poemas que espelham uma preocupação não só com o universo infantil, com o crescimento emocional e com o autoconhecimento, mas também com a aprendizagem em face do Outro e do mundo. Nestes poemas, frequentemente num discurso próximo do narrativo e, até mesmo, de feição dialogante, surgem, em primeiro plano, meninos e meninas, inseridos ora num cenário naturalista, povoado de pássaros, formigas ou burros (animais quase sempre mencionados a partir do diminutivo), ora num contexto familiar ou intimista. Ler mais…

O Gato e o Escuro

imagem74O Gato e o Escuro revela-nos uma faceta inédita da obra de Mia Couto, já que a escrita para crianças não tem sido o seu território (esta «incursão» surgiu do pedido de uma revista).
Descobrir este novo território de Mia Couto e explorar este livro, em que a criatividade literária e linguística do texto e as ilustrações vibrantes de Danuta Wojciechowska.

O Beijo da Palavrinha

imagem73Maria Poeirinha vivia com a sua pobre família numa aldeia no interior. Nenhum deles tinha nunca visto o mar, uma falta que o Tio Jaime Litorânio achava grave, pois ver o mar faz-nos conhecer um horizonte e ter esperança. Maria Poeirinha adoeceu e não lhe era possível viajar até à costa e assim curar-se… A menina não chega a ver o oceano, mas ainda é beijada pela palavra «mar», quando o irmão a escreve num caderno para a ajudar a ficar boa. Esta breve e bela história é ilustrada com as cores do sol e do mar e tem um final menos alegre, mas muito mágico.

O Gigante Egoísta

imagem75Nesta obra, magnificamente ilustrada por Fátima Afonso, encontramos dois dos mais belos contos escritos para a infância: O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz. Neles Oscar Wilde lembra-nos que só através do Amor e da Partilha podemos alcançar a felicidade e fazermos com que a Primavera chegue a todos os corações, criando o Paraíso na Terra.

 

Uma resposta a 4º Ano

  1. leonor diz:

    Sou uma aluna e adoro este site e as suas novidades e historias.💖

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s