Saúde Oral

imagem1No presente ano letivo, têm sido desenvolvidas várias atividades de Promoção de Saúde Oral em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Elvas.com, mais propriamente com o Higienista Oral Carlos Bastos Lopes e a estagiária Lurdes Trindade do Curso de Licenciatura em Higiene Oral da Escola Superior de Saúde de Portalegre.
Estas atividades implementadas de acordo com o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral da Direção Geral da Saúde (circular normativa nº.1 DSE, publicada em Diária da República nº3; 5 de Janeiro de 2005), tem por objetivos:
– Reduzir a incidência e a prevalência de doenças orais nas crianças.
– Melhorar conhecimentos e comportamentos sobre higiene oral e alimentação saudável;
– Garantir o acesso a cuidados preventivos e curativos de saúde oral aos alunos nascidos em 2006 e 2003 (faixas etárias abrangidas pelo PNPSO no ano letivo 2013/2014, de acordo com a circular normativa nº02/DSPPS/DCVAE de 09/01/2009). Ler mais…

Escova

imagem2

Hoje tivemos na nossa escola dois higienistas orais. Eles fizeram uma ação de sensibilização de higiene oral.
Primeiro falámos sobre os tipos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). Depois, falámos sobre as doenças orais que podemos ter, como a placa bacteriana que causa a cárie e a gengivite. Também falámos que só devemos comer doces depois das refeições porque, após as refeições lavamos os dentes e os restos de doces são eliminados.
Por fim, explicaram como se levam os dentes, quando os devemos lavar e a quantidade de dentífrico que devemos usar. Gostei muito de aprender estas novas lições e espero nunca mais me esquecer delas. O que eu mais gostei foi de conhecer melhor a gengivite.
Maria Inês – 4º A

Escova

Saúde Oral – Projeto PES

imagem1

Perante a ação de sensibilização de “Higiene Oral” no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, todas as turmas do 7º ano assistiram, em janeiro, a um alerta dos cuidados a ter com a higiene oral, dinamizado pelo higienista oral Dr. Carlos Lopes.
Deste interessante projeto aprendemos a maneira correta de lavar os dentes (lavar os todos molares pela frente, por trás e por cima e avançando para o centro bucal, repetindo o modo descrito anteriormente sempre com a escova inclinada 450 pois a gengiva deixa entrar cerca de 2 mm dos pelos da escova) e quais as melhores características na escolha da pasta dentífrica.
Também aprendemos quais as doenças causadas pela má escovagem dos dentes como a placa bacteriana, gengivite, periodontite, tártaro, cárie dentária, mau hálito, etc…
Estes projetos são bastante interessantes e benéficos e aprendemos sempre métodos que por vezes não sabíamos e são bastante importantes.

Diogo Sequeira, Nº11 do 7ºA

Escova

Projeto de escovagem

imagem37Foi aprovado o projeto “Escova Mágica”, do Agrupamento nº2 de Elvas, que visa sensibilizar os alunos para as vantagens de escovarem dos dentes.
Escovar os dentes com um dentífrico imagem36fluoretado é considerado, hoje em dia, um dos meios mais eficazes na  prevenção da cárie dentária. Se este método for efetuado nos Jardins de Infância e nas Escolas, estamos a  contribuir para que as crianças tenham dentes saudáveis a vida inteira.
Para a implementação do projeto o Agrupamento vai receber 453 Kits, através coordenador da Unidades de Saúde Pública do nosso ACES.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s