6º Ano

Rosa, minha irmã Rosa

imagem95

O livro de estreia de Alice Vieira, o premiado Rosa, minha Irmã Rosa, romance juvenil (1979, Caminho) é um espaço de emoções intensas.
Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa. Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional.

Chocolate à Chuva

imagem96Em “Chocolate à Chuva” (terceiro volume da trilogia que começa com “Rosa, Minha Irmã Rosa” e prossegue com “Lote 12, 2.º Frente”), Mariana é confrontada, entre outros problemas, com um bem difícil: o divórcio. Mas “Chocolate à Chuva” é também uma maneira fascinante de acompanhar o crescimento de uma adolescente atenta não só ao que se passa em redor dela mas também à sua própria evolução.

Pedro Alecrim

imagem97Pedro Alecrim reparte os seus dias entre a escola, as brincadeiras com os amigos e o trabalho no campo para ajudar a família. Pedro gosta de andar na escola, embora se interrogue sobre a utilidade de algumas matérias e nem sempre aprecie o feitio de alguns professores. Os dias vão passando, com sonhos, alegrias e tristezas. A morte do pai alterará tudo. Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e jovens, escrito por António Mota.

 Nau Catrineta

imagem98Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar!
Ouvide agora, senhores,
Uma história de pasmar.
Ler mais…

A Bela Infanta

imagem99Estava a bela Infanta
No seu jardim assentada
Com o pente de oiro fino
Seus cabelos penteava.
Ler mais…

Romanceiro, Almeida Garrett

Contos Gregos

imagem1003 Contos tradicionais Gregos numa versão de António Sérgio,
ilustrados por Luís Filipe de Abreu.
António Sérgio foi dos pensadores mais marcantes do Portugal contemporâneo, com uma vasta obra que se estende da teoria do conhecimento, à filosofia política e à filosofia da educação, passando pela filosofia da história.

Ulisses

imagem101Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro Odisseia as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam. Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo de então e de si próprio. A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam como o mais manhoso dos mortais e o mais valente marinheiro. Ler mais…

As Naus de Verde Pinho

imagem102

Um belo poema sobre os Descobrimentos, no primeiro livro para a infância de Manuel Alegre, que mereceu o Prémio António Botto 1998. Ilustração de Afonso Alegre Duarte.
A poesia de Manuel Alegre foi e é um hino à Liberdade e, talvez seja por isso que é lembrada por muitos resistentes que lutaram contra a ditadura. É considerado o poeta mais cantado pelos músicos portugueses.

Os Piratas

 imagem104Um dos títulos mais marcantes da original obra de M. A. P., esta novela, escrita na primeira pessoa, é emoldurada pelo mistério, pela hesitação entre o real e o onírico e pela memória. Esta é a história de Manuel, um rapaz de 8 anos, que vive numa ilha e que, de repente, se vê envolvido na tragédia de um naufrágio e, ainda, num episódio (verdadeiro ou sonhado?) de um ataque de piratas. Ler mais…

Primeiro Livro de Poesia

imagem105«Constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, O Primeiro Livro de Poesia é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis …(do posfácio de Sophia de Mello Breyner Andresen).
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no ano de 1919 e faleceu em 2004.

Contos de Grimm

imagem108São doze os contos escolhidos. Abre com “A Bela Adormecida”, versão que termina com o casamento (no que difere bastante da de Perrault), seguindo-se “A Branca de Neve e os Sete Anões”, onde a madrasta tem um terrível castigo. Os restantes são bem conhecidos: entre eles estão “Hansel e Gretel” e “Os dois irmãos”, onde a fraternidade é celebrada, …
Ler mais…

imagem109Os dois volumes que compõem esta obra oferecem-nos 17 contos numa tradução que respeita o original. “O Capuchinho Vermelho”, com o final feliz, ou “A Branca de Neve e os Sete Anões”, com o terrível castigo da madrasta, estão aqui presentes na sua autenticidade; mas também vamos encontrar “O Lobo e os Sete Cabritinhos”, um dos mais conhecidos contos de aviso. Ler mais…

imagem110Toda a gente conhece as histórias da Bela Adormecida, da Branca de Neve ou da Gata Borralheira. Muitos no entanto, provavelmente, só as conhecem pelos filmes de Walt Disney. O que talvez pouca gente saiba é que essas e muitas outras histórias igualmente famosas foram publicadas, todas, há exatamente duzentos anos. Todas no mesmo livro.
Esse livro, dos Irmãos Grimm, chama-se «Contos da Infância e do Lar» e é, ainda hoje, a obra de língua alemã mais traduzida e editada em todo o mundo. Ler mais…

Ali Babá e os Quarente Ladrões

imagem107daptação para a Língua Portuguesa de António Pescada. Ilustração de Emre Orhun. Naquela manhã, como em todas as manhãs que lhe foram dadas por Alá, Ali Babá andava a cortar lenha na montanha. De súbito, aparece no horizonte uma nuvem de poeira, aproxima-se uma caravana de quarenta ladrões e o pobre lenhador esconde-se numa árvore. Ler mais…

Robinson Crusoé

imagem106Robinson Crusoé, na consagrada adaptação de John Lang, é uma das obras recomendadas no Plano Nacional de Leitura e pelas Metas Curriculares de Português para a educação literária, no 6.° ano.
Esta obra clássica da literatura de viagens transporta-nos através dos mares até à ilha perdida onde o herói, Robinson Crusoé, vive aventuras que desafiam a nossa imaginação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s