Escova mágica

Saúde Oral

SOBEA Direção-Geral de Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Por
tugal, formalizado pelo projeto SOBE – Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares.

Escova

O menino que detestava escova de dentes

livroComo praticamente todos os meninos na idade em que deveriam começar a ganhar o hábito de lavar os dentes, o Martim, o protagonista desta história detesta escovas de dentes. Já experimentou todas as escovas possíveis e imaginárias, a da mãe, do pai, às cores, com formas, mas continua sem escovar os dentes. Mas um dia, o Martim recebeu a visita da fada dos dentes. Escusado será dizer que o presente da fada foi precisamente uma escova de dentes muito especial que iria pôr os dentes do Martim a brilhar. Será que depois disso o Martim vai passar a gostar de lavar os dentes?
Foi com esta história que a Biblioteca Escolar recebeu os meninos do Jardim de Infância de Santa Luzia, Malvar e Calçadinha. E foi esta mesma história que os alunos do JI de Revoltilho ouviram no dia destinado à Hora do Conto.

Escova

teatroApós uma breve conversa os alunos assistiram ao teatro “Cárie e Bactério” – é uma peça com preocupações didáticas. Focalizada na problemática da higiene bocal apresentada de uma forma simples e divertida.  Tanto a Cárie como o Bactério são duas personagens que destroem a “casa” onde vivem, neste caso, a boca de uma criança gulosa.

Escova

Em seguida, com muita animação cantámos a canção Lavar os dentes – Escolinha de Música.

Lavar os dentesUm copo com água
Uma escova e pasta
Pra lavar os dentes
É o que me basta

Esfrego, esfrego, esfrego
Muito esfregadinho
Com os dentes lavados
Que rico cheirinho

Escova

MúsicasO uso da música em estratégias de educação é algo muito importante. Com a música a capacidade de retenção das mensagens aumenta, e, para que tal aconteça, fica a divulgação do CD “Os Maiores Êxitos… e se a minha escovinha cantasse? As letras estão disponíveis no site www.sobe.pt e poderão servir para decorar depressa as canções bem como o exercício de leitura e escrita.

Escova

PassaporteUma forma de incentivar a escovagem dos dentes é através de um registo diário. Por isso, no final da sessão, a Professora Bibliotecária entregou aos meninos “O passaporte da escovagem” para que os alunos registem as lavagens, no período de tempo que falta para a grande “Festa dos Sorrisos Brilhantes”.
Esta festa está calendarizada para a o mês de março, no decorrer da Semana da Leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s