Linhas de Elvas

Foi no ano de 1658, quando as tropas espanholas, com D. Luís de Haro no comando, perseguiram as tropas portuguesas e invadiram o território pela fronteira na Ribeira do Caia.
Começou assim, no mês de outubro desse ano, o cerco que iria conduzir a esta importante batalha que é hoje assinalada no concelho de Elvas como feriado municipal do 14 de janeiro. Ler mais…

imagem8

Um exército de socorro (8000 infantes, 2900 cavaleiros e 7 peças de artilharia), sob as ordens do Conde de Cantanhede, D. António Luís de Meneses, foi enviado para tentar pôr fim ao cerco de Elvas, que o exército espanhol comandado por D. Luís de Haro (inicialmente, 14000 infantes, 5000 cavaleiros e 19 peças de artilharia) mantinha desde outubro de 1658. Ler mais…

imagem11

Alguns dias decorreram com preparativos do cerco de Elvas, quer no lado espanhol, quer por parte dos portugueses, para defender a cidade.
O comandante dos espanhóis distribuiu as suas tropas ao longo do entrincheiramento, cercando a praça, mantendo a vigilância para impedir que Elvas recebesse qualquer coisa vinda do exterior. Ler mais…

imagem13

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s