Sugerimos ainda

A menina do Mar

imagem47Sinopse da história – Um rapaz, que vivia numa casa na praia, adorava tomar banho no mar e brincar nas rochas. Um dia, após um grande temporal, ao passear pelas poças de água, descobre uma menina, com um palmo de altura, a brincar com um polvo, um caranguejo e um peixe. Era a menina do mar que lhe conta a sua história e alguns dos segredos do mar. Voltam a encontrar-se várias vezes para conversar e descobrir como as coisas da terra são diferentes das do mar; o rapaz explica-lhe o que é a saudade e a alegria e mostra-lhe o fogo, a flor e o vinho. Falhada a tentativa de a levar a descobrir como se vive na terra, aceita, bebendo uma poção mágica, descer ao fundo do mar para se encontrar com a menina. A sua terra passou a ser o mar. Ouvir a história.

A Rosinha, o Mar e os Sonhos 

imagem48Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.
Sinopse – Quando uma chave de cobre vai parar a seus pés, a Rosinha escuta uma voz misteriosa que lhe fala de um Grande Tesouro existente no alto mar. A Rosinha aventura-se então a remar até esse lugar longínquo. Aí, num castelo cheio de cores (o Castelo do Grande Tesouro), a Sereia Íris revela-lhe um segredo sobre os sonhos do Universo e explica-lhe a razão do movimento do mar, ao mesmo tempo que lhe faz um pedido muito importante: ajudar o mundo a cuidar dos sonhos. Como poderá a Rosinha realizar uma tarefa que parece ser tão complicada?

Azul Blue Bleu

imagem49Numa montanha distante um menino chora uma lágrima e segura-a na ponta do nariz. De tanto a olhar, imagina-se, de repente, a mergulhar nela. O mergulho leva-o a navegar num mar imenso, muito longe da montanha em que vive e cheio de coisas diferentes, de seres que ele mal conhece: polvos, caranguejos, uma baleia… O menino até rodopia agarrado a um cardume de peixes! Uma aventura muito bonita para ler em português, inglês e francês e ver em duas cores (azul e preto) misturadas com perfeição em recortes ondulados como as ondas e imensos como o mar. Para ler o livro…

A Aventura dos Descobrimentos

imagem50O Instituto Camões disponibiliza a coleção “A aventura dos descobrimentos”. Esta coleção original do Jornal Expresso, permite aos mais novos conhecerem esta parte da história de Portugal, de forma divertida e imaginativa.
Ao entrar no site, encontramos os 12 livros da coleção, sendo que cada um conta um momento importante deste período de uma forma simples e com alguma fantasia. Os livros estão repletos de ilustrações e textos adaptados para a leitura das crianças. No final de cada livro, podemos encontrar uma secção para os mais curiosos chamada “Um pouco mais de história”, com informações adicionais sobre o tema.

O MAR

imagem52Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.
A partir de um poema (O Mar), de Luísa Ducla Soares, Pedro Sousa Pereira abre leituras para um texto que nos leva a falar sobre a natureza, a ecologia e até a mesmo a nossa história de descobridores.
Imagina o imenso mar na forma de um poema onde se pode encontrar toda uma história, não só a do mar, dos golfinhos e da beleza dos corais, mas também a do lixo e da poluição. Um poema ilustrado com o movimento das ondas. Não percas o pé, mas mergulha. Ler “O Mar” noutros idiomas.

O Voo do Gofinho

imagem53Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Um golfinho que também é pássaro, será possível? Este golfinho nasceu no mar, gostava tanto de nadar como de voar. Nasceu com um bico diferente e talvez por isso conseguisse fazer o que os outros não conseguiam: voar. Depois veio a descobrir que não era o único a ter esse sonho…

imagem25

Um Dia na Praia

imagem54Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Neste livro vai-se contando uma história sem palavras. Em silêncio ou ouvindo o mar, cada ilustração acompanha momento a momento um dia de praia que terminará de forma surpreendente.
Bernardo Carvalho propõe, neste livro-imagem, uma reflexão sobre o destino que damos ao lixo, a urgência de cuidar do meio ambiente e sugere o reaproveitamento e a reciclagem como hábitos possíveis.

O Pirata das Ilhas da Bruma

imagem55Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade III.

Nas Ilhas dos Açores, o Pirata Laplace encontra na bruma misteriosa o refúgio para uma vida de aventura. Encontra também Leonor, por quem se apaixona. Apesar dos receios do seu pai, os dois acabam por casar e partir mar adentro. Ainda hoje se diz que, em dias de nevoeiro, se vê um navio cheio de luz a passar ao largo destas Ilhas.

Sugestões: atividade 1atividade 2

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s