Ler o Mar

Na 7ª edição da Semana da Leitura, centrada na temática do MAR, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, lançou a todas as escolas o desafio de tornarem a leitura e os livros presentes em toda a parte.
Entre 11 e 15 de março de 2013, esta iniciativa convocou a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
O desafio foi lançado a partir de um conjunto de motes, devendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projeto, e dinamizar iniciativas/ atividades de promoção de leitura envolvendo crianças, jovens, assim como diversos sectores da comunidade.
Conheça os cartazes e os oceanos de leitura da 7ª edição da Semana da Leitura.

Livros para ler o mar

Os livros que se apresentam a seguir, foram trabalhados pelos alunos do 1º Ciclo no decorrer da semana da leitura.

imagem21

imagem1

Histórias que contei aos meus filhos

Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade
Histórias valiosas para pais e filhos!

O Urso, o Macaquinho e o Colibri
O Menino Pescador e o Golfinho (história trabalhada pelos alunos)
A Princesa Viajante e o Velho Rei
O Macaco albino
O Nababo Vaidoso
Idris
Histórias que ensinam valores muito importantes, inventadas por um médico que tem dedicado grande parte da sua vida a ajudar os outros.

A Bruxa Mimi vai à praia

imagem2Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula. Grau de Dificuldade II.

Com tanto calor, a Bruxa Mimi não consegue ficar em casa, e decide partir com o Rogério rumo à beira-mar. Mal chega à praia, estende a toalha na areia e corre para o mar para dar um mergulho – ao contrário de Rogério, que odeia água! Mas à medida que a maré vai subindo, as ondas vão-se aproximando do sítio onde a Mimi deixou as suas coisas – e levam-lhe a vassoura. Ela bem tenta que a vassoura responda ao seu «Abracadabra», mas nem tudo corre como previsto…

imagem26

O Nadadorzinho 

imagem3

Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Algures, num cantinho no mar, vivia um cardume de peixinhos. Todos eram vermelhos, excepto um deles, que era tão preto, como a casca de um mexilhão. Nadava mais depressa do que os seus irmãos e irmãs e o seu nome era Nadadorzinho.
A história de Nadadorzinho, como todos os livros de Leo Lionni, convida a pensar e a aprender valiosas lições de vida.

Quem quer ir à praia?

imagem4

Livro de Brigitte Luciane e Eve Tharlet, da editora Ambar.

Através de belíssimas ilustrações, este livro conta-nos uma história divertida que desafia cada leitor: a mãe quer ir à praia, mas o carro avariou-se. Que transporte vão tomar para poderem levar tudo o que querem? Em cada página, a criança vai adivinhar o que falta, despertando o seu sentido de observação ao mesmo tempo que se diverte.

imagem20

imagem5O Menino da Lua

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º Ano de Escolaridade.
Leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Acreditavam os antigos que tudo está escrito na Lua. Também, nesta primeira história, a Lua vai determinar o futuro de um menino que escapa de um destino de miséria e maus-tratos e acaba em filho de rei.
A segunda história tem a ver com a esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado…

imagem25

imagem6

Livro recomendado, pelo Plano Nacional de Leitura, para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Um dia cheio de sol.
Uma menina curiosa.
Uma onda brincalhona
Apenas com estes três elementos, Suzy Lee criou este belíssimo livro em que as imagens puxam pelas palavras. E o texto surge espontaneamente na cabeça de cada leitor.
Tudo tão simples, tudo tão belo!

imagem7

O Ratinho Marinheiro

Livro recomendado, pelo Plano Nacional de Leitura, para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Um rato espertinho, pequeno e bravio, vivia sozinho num buraco frio. Até que encontrou perdida uma noz. Partindo-a, fazia um barco veloz. Esta é a história de um ratinho que, fazendo-se marinheiro, partiu à aventura.

imagem24

imagem8

História da Baleia

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Nesta bela adaptação de um conto de António Sérgio, as autoras convidam os pequenos leitores a mergulharem na divertida aventura de uma baleia muito comilona e a descobrirem o tesouro mais bem guardado do oceano: a inteligência! A variada fauna do mar português é apresentada às crianças de uma forma muito divertida. Um maravilhoso conto sobre a importância dos recursos marinhos, com belíssimas ilustrações de Elza Mesquita e Ana Pereira.

imagem22

imagem9

O tubarão na Banheira

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade III.

Com um ilustrador diferente em cada novo livro, David Machado apresenta um estilo ecléctico, diversificado e original. De história em história, a imaginação vai mais além e agora é tão inusitada que imagine-se, um dos protagonistas é um tubarão que entra dentro de casa e dorme numa banheira. Mas este tubarão mais ou menos bem comportado também anda de carro e vai à escola. Parece mentira? Só para quem não acredita no poder dos pensamentos. O Tubarão na Banheira é um livro de grande encanto.

imagem32

imagem10

O peixe Baltazar

Livro muito interessante e de grande sensibilidade.

“E o menino nem sabia muito bem o que era a morte. Aprendeu-o nessa tarde e, ao sabê-lo, ficou muito triste, como se também nele alguma coisa se tivesse quebrado. Não era a primeira vez que Miguel estava triste, mas o dia da morte de Baltazar e da Catarina foi talvez o primeiro em que ele percebeu o que é a verdadeira tristeza, essa que se sente quando se perde um amigo, quando se perde alguma coisa realmente importante.”

imagem27

imagem11

Gaspar e o peixe

As irmãs Ivana e Lenira Semedo são responsáveis pela maioria dos textos e coube à actriz e apresentadora Cláudia Semedo a responsabilidade de ilustrar todas as histórias que compõem este livro.
No entanto, ao contrário do que aconteceu no anterior livro infantil “Adormecer Se(m) Medo” a Cláudia Semedo também é responsável por um dos textos que compõem este livro.
O Gato Bolinhas, a Pipoca Susy, a Lagarta Frufru, o Crocodilo Zuppa são algumas das personagens que poderemos encontrar ao longo deste livro que nos fará sonhar.

imagem28

imagem12

Uma gotinha linda e transparente adorava viver na sua nuvem. Mas um dia a grande nuvem choca com outra e a gotinha cai na terra sem saber muito bem o que se vai passar. Uma história que fala da importância da água na Terra, contada pelo espantalho Zacarías, é claro!

imagem23

As lágrimas são netas do mar

imagem13

Livro escrito por José Vaz.

Quem veio meter
minhocas na cabeça do velho Mar
foi a Areia e a Espuma.
Tudo porque o Sal
era bonito
e não lhes ligava nenhuma.

imagem29

Lendas do mar

imagem14

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade II.

Esta colectânea é composta por sete histórias que abre muitas portas intertextuais. O livro abre com a lenda «Castigo de Sal», texto que nos situa, desde logo, num tempo longínquo, imemorável. O Grande Deus das Águas é desafiado pela filha e o resultado e o castigo da sua irreverência redundaram numa lição.
Nesta obra, com uma forte componente maravilhosa, cruzam-se tópicos como a ambição, a solidariedade, a união, a aceitação da diferença e o sonho.

O Marujinho que Perdeu o Norte

imagem15

A história de um Marujinho que sonhava em partir para o mar. Um dia, o Capitão dá-lhe esse oportunidade e pede-lhe que segure a roda do leme e tome atenção à bússola para não perder o Norte. Só que o Marujinho fica com sono e… perde o Norte! O Capitão fica muito zangado e ordena-lhe que desembarque e não volte sem o Norte. O Marujinho acompanhado pelo Sul, o Oeste e o Leste parte em busca do ponto cardeal desaparecido. Onde será que ele está?
imagem30A Menina Gotinha de Água

imagem16

Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente para os 3º, 4º, 5º e 6 anos de escolaridade.

«Nos anos 60, Papiniano Carlos publicou A Menina Gotinha de Água, uma obra de literatura infantil que constitui um dos seus maiores êxitos editoriais e é considerada um título responsável pela renovação deste género literário, nomeadamente no que respeita à sua função na educação das crianças.

imagem31

O Mistério do Búzio Azul

imagem17

Livro escrito por Nicha Alvim.
A bruxa Cornélia, o seu gato e vassoura viajaram até ao Algarve para visitar a amiga Alfazima. A bruxa Alfazima desdobrava-se em afazeres como tratar do farol, cuidar da horta, regar o pomar, nadar e dançar num rancho folclórico. No meio de todas estas atividades, ainda reservava tempo para receber as amigas e viver aventuras como a do gato que caiu dentro do mar, a das vassouras que andavam perdidas ou a de um búzio azul que foi encontrado numa gruta. A partir destas aventuras muitas mais peripécias aconteceram…

O aquário

imagem19Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade II.

Uma história de peixes, cores e sabores para os mais pequenos. Um aquário é também um mundo em miniatura, onde se jogam relações entre iguais e diferentes, novos e velhos, e onde se geram preconceitos e ideias feitas. As ilustrações ajudam a compreender situações e personagens, sem deixa de construir um cenário onírico e sedutor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s