Grande Reportagem

Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore
21 de Março

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu atrair toda a população a consagrar um dia no ano à plantação de diversas árvores para resolver o problema  da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se estendeu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 – início da Primavera no Hemisfério Norte – foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
Alunos do 3º B

As árvores

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folhas, flores e frutos. Elas são seres vivos como nós e, portanto, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem.
As árvores são nossas amigas e, por isso, devemos respeitá-las e tratá-las muito bem. Elas trazem-nos muitos benefícios. São elas que fornecem o ar que respiramos, pois através das suas folhas libertam o oxigénio.
Fornecem-nos matérias valiosas: a madeira para a construção de móveis, a celulose para o papel, a resina, a cortiça, os seus saborosos frutos, fibras vegetais para o fabrico de tecidos, etc. Protegem a Terra com a sua sombra, servem de abrigo aos animais, fixam os solos.
Uma árvore leva longos anos para ficar desenvolvida, por isso devemos preservá-las.
Quando alguém destrói uma árvore, está a destruir uma fonte de vida do nosso planeta.
Alunos do 3º B

Alunos do JI de Santa Luzia – sala B

Maio – Mês da Europa

A Europa
Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. A Europa é limitada pelo Oceano Glacial Árctico e outros corpos de água no Norte, pelo Oceano Atlântico a Oeste, pelo Mar Mediterrâneo ao Sul e pelo Mar Negro e por vias navegáveis interligadas ao Sudeste.
A Europa é o segundo menor continente em superfície do mundo, cobrindo cerca de dez milhões, cento e oitenta mil quilómetros quadrados ou 2% da superfície da Terra e cerca de 6,8% da área acima do nível do mar. A Europa é o terceiro continente mais populoso do mundo após a Ásia e a África, com uma população de 731 milhões ou cerca de 11% da população mundial.

Fonte de informação:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-continente-europeu.htm  (imagem)

Mariana – 4º B

Dia da Europa

No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de Maio como “Dia da Europa”. Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

Fontes de Informação:
http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_cot_id=6990 
http://europa.eu/abc/symbols/9-may/index_pt.htm
 
Bruna – 4º C

O Euro

O euro é usado em 17 dos 27 países da União Europeia.
Há alguns anos, cada país da Europa tinha a sua própria moeda. Agora existe uma única moeda, o euro (€), que todos os países da União Europeia podem partilhar se quiserem. Ter uma moeda única facilita os negócios, as viagens e as compras em toda EU porque não tem de se trocar dinheiro.
Foram precisos nove anos de árduo trabalho e um planeamento cuidadoso para introduzir o euro. As notas e as moedas passaram a ser utilizadas em 2002. Hoje, mais de dois terços dos cidadãos da União Europeia utilizam o euro em vez das antigas moedas. Se compararmos as moedas de euros, veremos que, dum lado, têm uma imagem que representa o país e o outro lado é igual em todos os países.
O euro – diariamente utilizado por cerca de 327 milhões de europeus – é a prova mais palpável da cooperação entre os países da UE.

Fontes de informação:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Euro
http://europa.eu/about-eu/basic-information/money/index_pt.htm
http://www.delago.ec.europa.eu/ao/euro/euro.htm
http://ec.europa.eu/economy_finance/euro/index_pt.htm
http://viajaretorcer.blogspot.com/2010/06/o-euro.html (imagem)http://uesna.no.sapo.pt/curiosidades.htm (imagem)
Joana 4º C

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s