Reis e Princesas

A Cavalo no Tempo

imagem10

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Este livro de poesia destina-se a quem, como tu, anda «a cavalo no tempo» e ainda há de «ser gente crescida com força para trabalhar» e ter um rol histórias para recordar. Aqui cantam-se cidades e pessoas e há uma máquina do tempo que ajuda a misturar o passado de há muitos séculos com o presente, fazendo aparecer reis, navegadores e ministros antigos de braço dado com as novas tecnologias, longas manhãs de pesca e de namoro com o computador. Ler mais…

A Princesa da Chuva

imagem11Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade II.

Há muito tempo, no Reino dos Reinetas, a princesa Princelinda foi fadada ao nascimento por três fadas – uma deu-lhe bondade, outra beleza e a terceira, arreliada por a bebé lhe ter feito chichi no vestido, fadou-a para que onde quer que ela estivesse, chovesse. Ora isto trouxe-lhe uma vida muito infeliz, pois nunca conheceu o sol e todos na cidade a culpavam da chuva constante… Princelinda abandonou então a alta torre do castelo onde vivia e decidiu viajar pelo reino, para usar a sua «qualidade» onde era mais necessária. Ler mais…

Histórias de Reis e Princesas

imagem12Os reis, rainhas, princesas e príncipes são pessoas com defeitos e manias como nós e também têm um ou outro problema de vez em quando… Aqui tens um livro muito bem-humorado sobre algumas personagens fictícias da realeza, como a Esmeralda, uma princesinha de vestido verde e um lindo colar de pedras preciosas que gosta de usar para saltar à corda, ou uma rainha russa de cabelo muito empinado que é tão bom garfo que se recusa a comer refeições simples, preferindo saborear um delicioso puré de pétalas de açucena ou suculentos bifes de dragão…

Ler mais…

O Reino Perdido

imagem13Há muitas personagens especiais nos poemas deste livro, algumas inventadas pelo escritor e outras, como a Bela Adormecida, de que já terás ouvido falar. Aqui vais conhecer um astrólogo que sonha receber um anel de Saturno pelo aniversário, um astronauta que não sabe onde fica o céu e muitos hipopótamos imaginários, verdes e alados. Neste livro as páginas são salpicadas com cores e ilustradas de cima a baixo, e acolhem uma poesia que por vezes não rima, mas que usa sempre palavras cheias de ternura.

O Veado Florido

imagem14Esta é a história de um senhor muito rico que vivia num palácio e dedicava-se a colecionar animais fantásticos presos em jaulas doiradas espalhadas pelos seus jardins. Qualquer pessoa que o visitasse ficava pasmada com esta coleção especial – o senhor muito rico até tinha empregados só para procurar bichos diferentes! Certo dia, um criado encontrou um lindo e manso veado de hastes floridas, que logo tratou de levar até ao seu amo. Acontece que, tal como os outros animais da coleção, o veado só fica feliz se estiver em liberdade (e só assim as suas hastes podem florir)… Conseguirá o senhor muito rico aprender alguma lição com esta história?
Podes encontrar mais algumas histórias do António Torrado no site História do Dia.

Reis e Reinetes, Damas e Valetes

imagem15

 

O João Manuel Ribeiro conhece alguns reis e damas, entre outras personagens, sobre os quais decidiu escrever algumas rimas e juntar neste pequeno livro. Aqui conhecerás, por exemplo, o Rei de Copas, a senhora Vergonha, a dona Lambisgoia ou senhor «Ouvidos de mercador», ilustrados minuciosamente pela Sara Cunha com muitos papéis coloridos recortados, algumas letras do alfabeto e também caracteres. São vinte poemas sobre personagens / figuras tipo do imaginário popular.

Era uma vez um Rei

imagem16Encontra-se disponível para os mais novos uma versão digital da colecção original do Jornal Expresso intitulada: “Era uma vez um Rei…”, permitindo que os seus utilizadores aprendam de uma forma lúdica, a História de Portugal. São histórias dos reis de Portugal adaptadas ao público infantil como se fossem contos, acompanhados de belas ilustrações, áudio, e canções, o que converte este recurso em magníficos audolivros.

Questionário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s