Fadas e Bruxas

Uma bruxa muito especial

Uma bruxa muito especialA Emília é uma bruxa disfarçada, que vive num prédio de apartamentos com vizinhos absolutamente normais. À noite, a Emília usa os seus poderes mágicos e anda pela cidade a viver aventuras.
O Rui é um menino que não tem avó e pede à bruxa Emília se lhe arranja uma. Mas Emília diz -lhe que não, pois não gosta de ser boazinha.
Emília e as suas amigas acabam por ajudar o Rui e a sua família a  arranjar a velha fábrica. No final , Rui pede a Emília para ficar com eles e Emília não resiste e fica . Afinal ela gostava muito de crianças . Assim, Rui ganha uma avó e a Emília uma família.

A Rapariga e o Sonho

imagem3Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Uma menina sonhadora, habituada a estar a sós com a natureza e a inventar brincadeiras para entreter a infância, começa a imaginar uns pequenos seres maravilhosos e cósmicos que a acompanham em brincadeiras e voam com ela enquanto um simpático bichano os observa. Mas parece que a vida desta rapariguinha está à beira de uma grande e misteriosa mudança… Ler mais…

As Fadas Verdes

imagem2Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade II. Um belo livro de poesias de Matilde Rosa Araújo ilustradas por Manuela Bacelar, vencedor do Melhor Livro para a Infância da Fundação Calouste Gulbenkian.

O silêncio das florestas verdejantes esconde seres de muitas cores, formas e feitios, que nascem da terra e se alimentam de sol e água: são as fadas verdes. Ler mais…

Desculpa… Por Acaso És uma Bruxa?

imagem4Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

Leonardo é um gato preto vadio que vive muito sozinho e visita a biblioteca quando tem frio ou vontade de ler. Numa dessas visitas, descobre A Enciclopédia das Bruxas, onde lê que todas as bruxas gostam de ter animais de estimação, sobretudo gatos pretos. Leonardo parte então à procura de uma que o queira adotar e fazer dele um bicho feliz. O problema é que as bruxas não estão em qualquer esquina, mas às vezes encontramo-las onde menos esperamos…

História com Recadinho

imagem5Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º, 4º, 5º e 6º Anos de Escolaridade – Apoio a Projetos Relacionados com Cidadania.

Certo dia no reino das bruxas nasceu uma bruxinha diferente, de sorriso luminoso e cabelo loiro. Passava uma boa parte do seu tempo a desfazer o mal que as outras bruxas faziam, até que um dia decidiu que não voltaria ao reino. Foi descendo do céu até chegar à terra e então resolveu que, em vez de maldades, o que queria mesmo fazer era ajudar os outros. Mas será que alguém acredita nas boas intenções de uma bruxa? Ler mais…

Histórias da Bruxa Rabuja

imagem6Três histórias em verso que contam episódios da vida de Rabuja. A Bruxa Rabuja é uma feiticeira com mais de 180 anos que tem um mocho chamado Thomaz como animal de estimação, gosta de voar numa vassoura potente e de se divertir com as amigas nos serões de sexta-feira no bosque. É ela a protagonista de três histórias em verso, ilustradas com muitas cores alegres e num estilo muito original, minucioso e cómico. Experimenta conhecê-la, que, embora por vezes rabujenta, é uma bruxa muito divertida!

Conhece a Coleção Literatura Júnior – Série Laranja – 8 anos. Também podes consultar o Guia de Leitura.

O Fantasma

imagem7Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Num velho castelo em ruínas vive um jovem fantasma com a sua família. O fantasma é feliz mas está um pouco descontente com a vida que leva – é que a forma de passar o tempo no castelo é sempre a mesma: correr no telhado, saltar de ameia em ameia, brincar com os morcegos ou assustá-los… Ler mais…

O Grande Feiticeiro Amarelo

imagem8O conto, inspirado na obra de Júlio Resende em Goa, com desenhos seus inéditos, fala de um cavaleiro amarelo que se veste de ouro e não sabe sorrir.
A imensa muralha da China é a casa de um senhor muito alto e bronzeado que veste sempre de amarelo e nunca sorri. Tendo por companhia 1001 cavalos brancos da China muito bem ensinados, o senhor amarelo (feiticeiro, como é conhecido) planeia usá-los para raptar 1001 mulheres em Goa e fazer delas suas esposas. Já muito perto de conseguir concretizar o seu plano, quando se prepara para raptar a última mulher (a mais bela e diferente de todas), o feitiço vira-se contra o feiticeiro. É que esta última mulher também percebe de magia…

O Senhor do Seu Nariz e Outras Histórias

imagem9Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Um rapaz foi fadado para ter um nariz do tamanho de um chouriço, o que lhe tornou a vida difícil por um tempo. Era diferente dos outros com aquele nariz que atrapalhava muito, pelo que passou a viver longe da aldeia em que nascera. Mas, ao mesmo tempo, ser narigudo trouxe vantagens como ter um olfato apurado, uma capacidade que se revelou preciosa para a aldeia e fez do rapaz um herói.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s