Autores

Ilse Losa

Ilse LosaNascida numa aldeia perto de Hanôver na Alemanha a 20 de março de 1913, frequentou o liceu em Osnabrück e Hildesheim e mais tarde um instituto comercial em Hanôver.
Ameaçada pela Gestapo de ser enviada para um campo de concentração devido à sua origem judaica, abandonou o seu país natal em 1930 com a mãe e seus irmãos Ernst e Fritz. Deslocou-se primeiro para Inglaterra onde teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças. Chegou a Portugal em 1934, tendo-se fixado na cidade do Porto, onde casou em 1935 com o arquitecto Arménio Taveira Losa, tendo adquirido a nacionalidade portuguesa.
Em 1943, ano em que nasceu a sua primeira filha, Margarida Lieblich Losa, publicou o seu primeiro livro “O mundo em que vivi” e desde essa altura, dedicou a sua vida à tradução e à literatura infanto-juvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças. Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Crónica, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) devido à sua obra À Flor do Tempo. Colaborou em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses, está representada em várias antologias de autores portugueses e colaborou na organização e traduziu antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha.
A 9 de Junho de 1995 foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.

A Representação do Holocausto em Ilse Losa

O Holocausto enquanto facto histórico de proporções sem precedente na história da Humanidade tornou-se um tema literário largamente abordado, inicialmente pelos sobreviventes, que sentiram a necessidade de partilhar a sua experiência, tendo o tema posteriormente também captado o interesse doutros autores. Este conjunto de obras literárias deu origem a um subgénero literário: a Literatura do Holocausto. Ler mais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s