Biblioteca

Nesta página pode encontrar alguns dos materiais utilizados na exploração dos temas, na Boblioteca Escolar e na sala de aula.

História de uma flor

História de uma flor«Nas ruas havia flores vermelhas por toda a parte. No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas. Nem era uma guerra, nem uma festa. Era o mundo de coração aberto.» Um livro que é um poema à beleza e à liberdade ganha nova dimensão nesta edição autónoma, exemplarmente ilustrada.

Recursos:

Canções – Grândola, Vila Morena – A gaivota voava, voava – Somos livres –

Somos Livres” é uma canção datada de 1974 interpretada pela atriz Ermelinda Duarte.
Também conhecida como “A Gaivota Voava, Voava”, a canção celebra a liberdade conquistada, tendo sido, pelo seu simbolismo, um dos temas mais populares a seguir ao derrube da ditadura do Estado Novo e fim da censura pela Revolução de 25 de abril.

Grândola, Vila Morena“‘ é uma canção composta e cantada por Zeca Afonso que foi escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos.

Informação – 25 de abril antes e depois – cronologia 25 de abril de 1974

Jogos – depois de leres o livro joga no Cata Livros 

Recursos sobre o 25 de abril ( Centro de Documentação 25 de abril) – O 25 de abril para os mais novos  

A sopa queima 

A sopa queima

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
No dia-a-dia, os mais pequenos têm que fazer frente a desafios que lhes parecem insuperáveis, apesar de os adultos os verem como algo insignificante; neste caso, a sopa a uma temperatura impossível.
Superar esses desafios faz parte de um natural processo de aprendizagem e de crescimento, onde a imaginação se converte no mais eficiente recurso de que dispõe uma criança, como sugere Pablo Albo nesta história enriquecida com a intencionalidade expressiva e com o equilíbrio formal das imagens de André Letria.

O Pássaro Verde

Pássaro Verde

Esta história tradicional portuguesa é uma das retomadas por Alice Vieira, que recuperam criteriosamente narrativas populares orais. A ilustração é de qualidade em todos os volumes, que têm o formato e as características do álbum. Se lidos em voz alta, estes recontos conquistam o ouvido e a atenção dos mais pequenos, em especial pela arte com que são recuperados aspectos fundamentais da narrativa oral tradicional, como a constância das fórmulas introdutórias, a reiteração dos verbos de acção, as frases de forte acento rítmico, as rimas internas e a prosa entremeada de pequenos textos em verso.

Os Primos e a Bruxa Cartuxa

Os primos e a Bruxa Cartuxa

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade I.

Os primos viajam com a bruxa Cartuxa até ao Pólo Norte para salvarem uma baleia que está presa no gelo e enviou mensagens a pedir socorro.

 

Um Lobo Culto

 Esta é a história de um lobo esfomeado e com pouco dinheiro chegou a uma pequena cidade e decidiu procurar comida numa quinta nos arredores.
Ao chegar lá, ele ficou admirado ao ver que os animais que lá viviam eram muito educados.
Ofendido por ser ignorado por um porco, um pato e uma vaca que se deliciavam a ler, percebeu que teria que aprender a ler para ser aceite.
Para o lobo aprender a ler foi uma grande aventura. Frequentou a escola, a biblioteca e uma livraria. Finalmente, se tinha transformado num lobo culto!
A vaca convidou-o para um piquenique.
Por fim, os quatro animais resolveram viajar pelo mundo para contar histórias às pessoas.

Ler é divertido!

 

Ler é divertido porque… Podes imaginar que és um dinossauro assustador. Podes fazer com que os outros se sintam melhor quanto estão doentes. E podes fazê-lo em qualquer lugar! Lê este livro e diverte-te!

 

João, não sejas rufião!

Era uma vez um menino chamado João que era muito rufião. O João batia nos colegas, tirava-lhes os objetos, puxava-lhes os cabelos, dava-lhes pontapés, abanava-os e perseguia-os. Também esbarrou com a Salomé, mergulhou a cabeça do Serafim na tigela do pudim e tirou a bola ao menino misterioso.

Todos diziam para o João não ser rufião. Mas o João ignorava os conselhos dos colegas.
Certo dia…
Alunos do 3º B

O que é a Paz?

Paz é viajar por sítios diferentes. Paz é manter alguém quentinho. Paz é ter um lar. Abre este livro e descobre as diferentes formas de Paz.

 

 

O Natal das Bruxas

Livro recomendado para projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos.
Cinco histórias de Natal que agradam a pessoas de todas as idades e enchem o coração de ternura.
Este ano a história que vamos apresentar chama-se o Natal das Bruxas. É uma adaptação da história original de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. Será que as bruxas também merecem presentes? É o que vamos descobrir…

O Capuchinho Vermelho

imagem122

Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Uma versão nova e original do conto tradicional O Capuchinho Vermelho, com maravilhosas ilustrações em tons de sépia que saltam das páginas!

imagem123Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Toda a gente sabe que o Capuchinho Vermelho persiste no top dos heróis infantis há séculos e séculos. Como será a história actualizada e contada no século XXI?
A Capuchinho continua a usar capa vermelha? E a levar bolos à avó? E o mundo moderno, será que o compreende? Que gostaria de viver nele?
Pois esta história é diferente… a Capuchinho saltou para o século XXI e viveu aventuras com o João e a avó na reserva do Lobo Ibérico.

O Capuchinho Vermelho e o lobo bom

imagem1Video lúdico-pedagógico da história “O capuchinho vermelho e o lobo bom”.
Texto e imagens retirados da revista: “Projectos escolares”, nº 50. O video pode ser apresentado para explorar o tema dos valores e/ou da alimentação saudável. Ver outras histórias…

                                           Canção

O Capuchinho Vermelho ZON Kids

imagem8Esta é a história de uma menina, chamada Capuchinho Vermelho que gostava muito da sua avozinha . Uma tarde, no caminho da casa da sua avó, no meio da floresta, um lobo vê-a e decide ir atrás dela. Descobre junto da Maria e do Miguel, o que vai acontecer… Esta e muitas outras histórias dos teus amigos ZON KIds

Mini Contos Clássicos

imagem2Esta colecção faz parte dos livros seleccionados pelo Plano Nacional de Leitura.
Histórias de sempre reescritas e adaptadas por escritores e ilustradores portugueses. 
A companhia ideal para momentos de leitura divertidos e formativos, no jardim-de-infância, na escola e em casa!
Para saborear com pais, professores e amigos ou para ler e ver a sós, estas histórias são sempre momentos de alegria!

Clube Júnior 

imagem4

Site para crianças do pré-escolar (locução total) aos pré-adolescentes. Contém informação, curiosidades, actividades, jogos, histórias, concursos, música, … 

O Capuchinho Vermelho

Audiobook

imagem5

Capuchinho Vermelho de autoria do francês Charles Perrault. O conto sofreu inumares adaptações, tornando-se parte da cultura popular mundial, e um dos contos mais conhecidas de todos os tempos.

Animação 

imagem3

O Capuchinho Vermelho é um conto de fadas clássico, de origem europeia do século XIV. O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. O conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras modernas, tornando-se parte da cultura popular mundial, e uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos.

Filme

imagem6

Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura (3D)

O Capuchinho Vermelho retirou-se para uma terra distante onde treina com um grupo secreto, até que é chamada pela Agência Happily Ever After para, juntamente com o Lobo Mau, investigarem o desaparecimento de 2 crianças, Hansel e Gretel.

Desenhos para colorir

imagem7

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s