Alimentação em ação

EDUCAR PARA UMA CIDADANIA GLOBAL

A Cidadania Global é uma corrente social que está a impulsionar um novo modelo de cidadania, ativamente comprometida para conseguir um mundo mais equitativo e sustentável.
Neste contexto, a Educação para a Cidadania Global visa o respeito mútuo e a valoração da diversidade, a defesa do meio ambiente, o consumo responsável e o respeito pelos direitos humanos, sejam individuais ou sociais. Ler mais…

O que é o Conectando Mundos?

O Conectando mundos é uma proposta educativa interativa que junta atividades dentro da sala de aula ao trabalho numa rede composta por alunos e alunas dos 6 aos 17 anos de várias realidades culturais, económicas e sociais, na qual participam várias escolas do mundo inteiro. Ler mais…
Na edição 2011/2012 do Conectando Mundos trabalhámos a injustiça alimentar através de diferentes propostas didáticas, unindo-nos ao movimento global que luta contra esta situação. Nesta edição estiveram envolvidas quatro turmas do segundo ano de escolaridade que participaram nas atividades do escalão 6-8 anos, juntamente com alunos de outros países.
Professores/alunos envolvidos:
• Professora Virgínia – 25 alunos
• Professora Mª José – 20 alunos
• Professora Edite – 25 alunos
• Professora Teresa – 24 alunos

Alimentação em Ação

A proposta educativa para trabalhar a injustiça alimentar com os alunos de 6 a 8 anos é participar no conto “Uma volta ao mundo em 6 pratos”. Todas as semanas vamos ler uma parte do conto na qual várias opções serão apresentadas, e serão os próprios alunos que têm de decidir o que as personagens fazem e o mais importante: o porquê. Através da história os alunos participam numa viagem gastronómica que vai ajudá-los  a refletir e aprender sobre a injustiça e os diferentes hábitos alimentares. 

Fase 1
Nas diferentes fases, são propostas atividades para ajudar a trabalhar o tema da injustiça alimentar.
A cozinheira Mara é uma personagem fantástica que nos dará a conhecer distintas realidades alimentares através das amizades que fez nas suas viagens.

Alimentação em ação
A Alicia e o Mohamed estavam muito ansiosos pois esperavam uma surpresa do professor. A surpresa era a visita da cozinheira Mara para falar aos alunos sobre a sua profissão e ainda levá-los numa viagem mágica. Nessa viagem os alunos conhecem os amigos de Mara e os seus problemas. De regresso, os alunos envolvem-se num Plano de Ação para ajudar algumas pessoas que vivem junto da escola. O Plano dá bons resultados e eles descobrem que, também está nas suas mãos mudar o mundo, fazendo alguma coisa, mesmo pequena que seja!

Hoje fui à biblioteca ouvir uma história sobre vários países do mundo. Falámos sobre a Rússia, Estados Unidos, Índia, Somália, Guatemala, Japão e Argélia. Eu gostava muito de visitar estes países, mas como são muito longe tinha de ir de avião e eu tenho um pouquinho de medo, além de ser muito caro.
Os países são diferentes do nosso, têm culturas e comidas diferentes.
A seguir à história fizemos um bolo que a cozinheira Mara, da Rússia, nos ensinou. Este bolo tinha a forma de um coração de São Valentim.

Gostei muito desta visita à Biblioteca e quero aprender mais sobre todos os países.
Carolina 2º C

Fase 2

A Mara é uma amiga nova que já viajou por vários países e é muito querida, porque ela contou-nos tudo. Tem uma varinha mágica que é uma colher de pau. Ela é uma cozinheira muito famosa. Foi ela que deu a receita à professora Lena, dos bolinhos dos corações. Eu nunca fui à Rússia mas gostava muito de ir conhecer este país. A Mara nasceu na Rússia, ela é muito gira e muito loira. A Mara visitou-nos na nossa sala. Eu acho que era a professora Lena mas a minha professora diz que não. Eu adorei esta visita foi muito divertida.
Madalena 2º C

Fase 3
Os meninos e as meninas da turma do conto comentam a injustiça das situações que conheceram e refletem sobre o que se pode fazer para ajudar a resolver os problemas que encontraram. E na nossa escola como podemos ajudar?

Uma visita interessante!

No dia 28 de fevereiro, pela tarde, veio à nossa escola a irmã Fátima. A irmã veio explicar o significado do Banco Alimentar e mostrar um vídeo.
Eu entendi que o Banco Alimentar é uma recolha de alimentos por uma associação, que depois os oferece a famílias muito carenciadas. O vídeo que eu vi, mostrava pessoas a entregar os alimentos às famílias necessitadas. Estes alimentos podem ser: arroz, açúcar, pão, puré, óleo, bolachas, etc.
Tiago 2º B

Plano de Ação
Para ajudar algumas pessoas em Elvas, a nossa turma tem dois planos de ação. Um chama-se “Carinho e Amor” e outro “Alimentação em Ação”.
No plano “Carinho e Amor” vamos convidar as idosas do Lar de Vale de Marmelos para vir à nossa escola. Vamos fazer uma pequena flor para lhes oferecer e elas vão ficar muito contentes. Também lhes vamos contar a história “Caldo da pedra”  e damos-lhes beijinhos, carinho e um pouco de alegria.

Dentro do plano “Alimentação em Ação” nós vamos recolher alimentos para fazer um cabaz enorme e oferecer ao Banco Alimentar Contra a Fome. Depois esses alimentos vão ser distribuídos pelas famílias e pessoas mais carenciadas. Nós gostamos muito de ajudar quem precisa! Vamos continuar a lutar por um mundo melhor!
Alunos do 2º B

Fase 4

Entrega de alimentos
Hoje, fomos ao Banco Alimentar levar os alimentos que recolhemos na escola. Quando chegámos fomos arrumar os alimentos nas estantes. Depois de colocarmos todos os alimentos, as estantes ficaram bastante mais cheias. Depois fomos ajudar a colocar os cabazes com alimentos dentro de um carro para distribuir pelas pessoas. Foi uma experiência engraçada e divertida!
Alunas do 4º C

E nós, comemos bem?
Para falar de uma alimentação correta, tivemos na nossa escola uma dietista do Centro de Saúde. A doutora explicou-nos que se a nossa dieta alimentar tem falta de certos nutrientes ou se comemos demasiado um determinado tipo de alimento, em breve notaremos a diferença. Podemos sentir-nos com pouca energia, podemos começar a engordar, ou reparar que o cabelo está seco ou espigado ou até que a nossa pele não está com muito bom aspeto. Tudo isto são sinais claros de uma dieta pobre.

E agora vamos ouvir a história!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s